segunda-feira, 15 de março de 2010

Apresentação

Olá!

Este blogue foi criado na Disciplina de Área de projecto.

Somos da turma do 8ºD na Escola de Vale Rosal.

Nós somos a Andreia e Jorge.

segunda-feira, 8 de março de 2010

O Panda-Gigante


O Panda-Gigante (Ailuropoda melanoleuca) é um mamífero dotado de racionalidade da família dos ursos, da República Popular da China. O focinho curto lembra um urso de peluche, a pelagem preta e branca característica tornam-no um dos animais mais queridos pela humanidade. Extremamente dócil e tímido, dificilmente ataca o homem, a não ser quando fica extremamente irritado.
O Panda-Gigante assemelhe-se aos outros ursos na aparência e proporção, mas é distinguido pela sua marcante coloração contrastante e por algumas características associadas a sua dieta. A pelagem é grossa e lanosa para suportar as baixas temperaturas no ambiente.
Apesar de pertencer à ordem dos Carnívoros, o panda é um animal herbívoro, alimentando-se quase que exclusivamente de cerca de 30 espécies de bambu. Sabe-se que o panda também utiliza insectos e ovos como fonte de proteína.
A época de reprodução dá-se na Primavera, quando os machos competem pela fêmea fértil. A gestação é em média de 135 dias. Normalmente nascem um ou dois filhotes. Devido à natureza frágil e delicada dos ursinhos, a mãe-panda opta por criar um único filhote. O filho rejeitado é abandonado à morte.
O ano de 2005 foi considerado um grande ano para os projectos em criação da espécie em cativeiro, 25 Filhos nascidos nos jardins zoológicos e centros de reprodução sobreviveram. Em 2004, foram 9 os filhotes sobreviventes.

by:http://pt.wikipedia.org/wiki/Panda-gigante

segunda-feira, 1 de março de 2010

A extinção de espécies

Não existe a consciência de que a degradação das florestas pode ter impactos ambientais graves, incluindo a biodiversidade.

A redução de florestas e o trafico de animais, muitas espécies do planeta ou desapareceram ou estão neste momento em perigo de extinção, muitas dessas espécies nunca puderam ser vistas pelas gerações futuras e muitas delas poderiam revelar ao ser humano informações importantes para curar determinados tipos de doenças. Nós poderíamos tentar não matar tantos animais e tantas plantas pois elas podem ser bastante preciosas para a sustentabilidade do nosso planeta. As plantas não devem ser extintas pois elas dão-nos oxigénio e sem elas não conseguimos sobreviver.

O Terceiro axioma proposto por Richard Heinberg

Para ser sustentável, o uso dos recursos renováveis deve seguir uma taxa que deverá ser inferior ou igual à taxa de reposição.

Discussão: Os recursos renováveis são esgotáveis. As florestas podem ser sobre-exploradas, o que resulta em paisagens estéreis e escassez de madeira (como aconteceu em muitas zonas da Europa nos últimos séculos), e os peixes podem ser sobre-capturados, o que resulta na extinção, ou quase extinção, de muitas espécies (como está a acontecer nos dias de hoje a nível global).