segunda-feira, 7 de junho de 2010

segunda-feira, 17 de maio de 2010

" Tu és especial " (continuação)

1- Anorexia e Bulimia são distúrbios alimentares que põem em risco a saúde das pessoas que sofrem com estas doenças.
A Bulimia é uma doença que consiste em episódios em que as pessoas comem alimentos muito calóricos e em seguida tem logo a tendência para provocar o vómito. A Bulimia afecta principalmente pessoas de sexo feminino.
A Anorexia é uma doença em que as pessoas cada vez vão comendo menos o que as pode trazer vários problemas de saúde levando mesmo até à morte.

2.1- Os meios de comunicação tem muitas responsabilidades, por causa dos produtos de beleza muitas mulheres e crianças sofrem de anorexia e bulimia, eu acho que eles (meios de comunicação, revistas, etc) não deviam fazer certas publicidades, porque depois as mulheres pensam que os produtos resultam e eles não resultam e elas ficam doentes.

2.2- Nós achamos que a moda dita a beleza esse tipo de beleza é a super magreza das modelos depois as modelos que cada vez mais tem de ficar mais magras começam a sofrer de bulimia e anorexia.

" Tu és especial "

Os media (tv, revistas, jornais, etc.) visam condicionar o pensamento de pessoas de todos os extractos sociais e faixas etárias.
Têm como objectivo ditar os nossos hábitos e costumes, as novas tendências da moda, o nosso conceito de beleza e de estética. Enfim, pretendem mandar nos nossos pensamentos.

Analisa cada uma das frases.
“… a tortura socialmente aceite dos jovens modelos, a tirania dos desfiles, o massacre da auto-imagem das adolescentes e das mulheres, a mensagem sublimar da publicidade que usa o estereótipo da beleza…” Cury (2005:180)

“As Barbies transmitiam feminilidade e simultaneamente vendiam um estereótipo de beleza irreal que entrava no inconsciente colectivo das crianças e contrastava com a imagem real que possuíam. Assim, inúmeras crianças que tinham características próprias de beleza começavam subtilmente a achar-se feias e a apontar defeitos no seu próprio corpo.
Numa sociedade que desenvolve uma necessidade psicótica de magreza, a obesidade converteu-se num símbolo dos defeitos.” Cury (2005:78)

“… a televisão fora responsável pela mudança dos hábitos alimentares e dos comportamentos das mulheres das ilhas Fiji, no Pacífico, decorridos os três primeiros anos após a introdução da mesma neste local, ou seja, a partir de 1995. Vários investigadores detectaram que, a partir do momento em que a televisão passou a exibir no seu ecrã mulheres magras e com uma beleza fora do comum, as nativas das ilhas Fiji começaram a fazer dieta e a apresentar distúrbios alimentares, como, por exemplo, a anorexia e a bulimia, que antes eram praticamente inexistentes nestas ilhas.” Cury (2005:79)

segunda-feira, 10 de maio de 2010

Slogan

Diga não ao tabaco!!!

Pode o prejudicar a si e às suas crianças!!!

Stop Smoking

quinta-feira, 6 de maio de 2010

segunda-feira, 19 de abril de 2010

Texto: Acidente de aviação


Fui à festa, mãe.

Fui à festa, e lembrei-me do que me disseste:

Pediste-me que eu não bebesse álcool, mãe... Então, bebi uma 'Sprite'. Senti orgulho de mim, exactamente o modo como me disseste que eu me sentiria. E que não deveria beber e de seguida conduzir.

Ao contrário do que alguns amigos me disseram. Fiz uma escolha saudável, e o teu conselho foi correcto.

Quando a festa finalmente acabou e o pessoal começou a conduzir sem condições, fui para o meu carro, na certeza de que iria para casa em paz...

Eu nunca poderia esperar... Agora estou deitada na rua e ouvi o policia dizer: 'O rapaz que causou este acidente estava bêbado'. Mãe, a voz parecia tão distante... O meu sangue está por todo o lado e eu estou a tentar com todas as minhas forças não chorar...
Posso ouvir os paramédicos dizerem: 'A rapariga vai morrer'...Tenho a certeza de que o rapaz não tinha a menor ideia, enquanto ele estava a toda velocidade. Afinal, ele decidiu beber e conduzir! E agora eu tenho que morrer.

Então... Porque é que as pessoas fazem isso, mãe? Sabendo que isto vai arruinar vidas?

A dor está a cortar-me como uma centena de facas afiadas.

Diz à minha irmã para não ficar assustada, mãe, diz ao pai que ele tem que ser forte.

Quando eu partir, escreva 'Menina do Pai' na minha sepultura...

Alguém deveria ter dito àquele rapaz que é errado beber e conduzir. Talvez, se os pais dele o tivessem avisado, eu ainda estivesse viva...

A minha respiração está a ficar mais fraca mãe, e estou a ficar realmente com medo. Estes são os meus momentos finais e sinto-me tão desesperada... Gostaria que tu pudesses abraçar-me mãe, enquanto estou aqui esticada a morrer, gostaria de poder dizer que te amo mãe...

Então... Amo-te

Adeus...'

Estas palavras foram escritas por um repórter que presenciou o acidente. A jovem, enquanto agonizava, ia dizendo as palavras e o jornalista ia anotando...
Muito chocado. Este jornalista iniciou uma campanha.

Stop ao Álcool


Neste texto vemos a realidade de beber álcool e a seguir conduzir.

Devemos aconselhar as pessoas que quando beberem não deve conduzir ou se tiverem um carro para não beberem álcool, porque os seus actos podem acabar com as suas vidas e as vidas de outras pessoas. Com o acto de sensibilizar as pessoas podemos reduzir os acidentes de aviação.

Se um familiar nosso estivesse no lugar da rapariga nós sentíamos uma grande dor, pois aquilo que aconteceu nunca deveria ter acontecido. Talvez nós tentássemos fazer justiça pelas nossas próprias mãos. Porque o nosso familiar morreu por causa de uma pessoa que não sabe as regras de condução.

segunda-feira, 15 de março de 2010

Apresentação

Olá!

Este blogue foi criado na Disciplina de Área de projecto.

Somos da turma do 8ºD na Escola de Vale Rosal.

Nós somos a Andreia e Jorge.

segunda-feira, 8 de março de 2010

O Panda-Gigante


O Panda-Gigante (Ailuropoda melanoleuca) é um mamífero dotado de racionalidade da família dos ursos, da República Popular da China. O focinho curto lembra um urso de peluche, a pelagem preta e branca característica tornam-no um dos animais mais queridos pela humanidade. Extremamente dócil e tímido, dificilmente ataca o homem, a não ser quando fica extremamente irritado.
O Panda-Gigante assemelhe-se aos outros ursos na aparência e proporção, mas é distinguido pela sua marcante coloração contrastante e por algumas características associadas a sua dieta. A pelagem é grossa e lanosa para suportar as baixas temperaturas no ambiente.
Apesar de pertencer à ordem dos Carnívoros, o panda é um animal herbívoro, alimentando-se quase que exclusivamente de cerca de 30 espécies de bambu. Sabe-se que o panda também utiliza insectos e ovos como fonte de proteína.
A época de reprodução dá-se na Primavera, quando os machos competem pela fêmea fértil. A gestação é em média de 135 dias. Normalmente nascem um ou dois filhotes. Devido à natureza frágil e delicada dos ursinhos, a mãe-panda opta por criar um único filhote. O filho rejeitado é abandonado à morte.
O ano de 2005 foi considerado um grande ano para os projectos em criação da espécie em cativeiro, 25 Filhos nascidos nos jardins zoológicos e centros de reprodução sobreviveram. Em 2004, foram 9 os filhotes sobreviventes.

by:http://pt.wikipedia.org/wiki/Panda-gigante

segunda-feira, 1 de março de 2010

A extinção de espécies

Não existe a consciência de que a degradação das florestas pode ter impactos ambientais graves, incluindo a biodiversidade.

A redução de florestas e o trafico de animais, muitas espécies do planeta ou desapareceram ou estão neste momento em perigo de extinção, muitas dessas espécies nunca puderam ser vistas pelas gerações futuras e muitas delas poderiam revelar ao ser humano informações importantes para curar determinados tipos de doenças. Nós poderíamos tentar não matar tantos animais e tantas plantas pois elas podem ser bastante preciosas para a sustentabilidade do nosso planeta. As plantas não devem ser extintas pois elas dão-nos oxigénio e sem elas não conseguimos sobreviver.

O Terceiro axioma proposto por Richard Heinberg

Para ser sustentável, o uso dos recursos renováveis deve seguir uma taxa que deverá ser inferior ou igual à taxa de reposição.

Discussão: Os recursos renováveis são esgotáveis. As florestas podem ser sobre-exploradas, o que resulta em paisagens estéreis e escassez de madeira (como aconteceu em muitas zonas da Europa nos últimos séculos), e os peixes podem ser sobre-capturados, o que resulta na extinção, ou quase extinção, de muitas espécies (como está a acontecer nos dias de hoje a nível global).

segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

Sustentabilidade: Opinião


Nós achamos que o nosso planeta não conseguirá suportar tantas pessoas, pois viver uma pessoa por metro quadrado é demasiado pequeno para uma pessoa adulta, Pois se às vezes um quarto não chega um metro quadrado muito menos. O nosso futuro enquanto civilização está por uma “unha negra”, pois se as pessoas só poderem viver num metro quadrado toda a civilização acaba porque ninguém, terá espaço para comprar coisas porque o mundo estará cheio de pessoas em todos os lados, por isso não haverá super-mercados, nem mesmo mercearias, por isso todo acaba. Algumas das medidas que podemos tomar para prevenir são:

1º Tentar que a taxa de crescimento seja mais baixa;

2º Tentar também que as pessoas não vivam tanto tempo, pois isso poderia prejudicar a nossa situação no mundo;

3º Tentar que a população da China e da África não tenham tantos filho e para que isso aconteça temos de lhes proporcionar melhores condições de vida.

Sustentabilidade: Axioma


2. (O Axioma de Bartlett): o crescimento populacional e/ou o crescimento das taxas de consumo dos recursos não é sustentável.


“O mundo viu a população humana crescer durante muitas décadas, pelo que este crescimento foi obviamente sustentado até ao presente. Como podemos ter a certeza de que este crescimento não poderá ser sustentado num futuro indefinido? Podemos usar uma simples aritmética para demonstrar que, mesmo se considerarmos pequenas taxas de crescimento, se esse crescimento for continuado, então a dimensão populacional e as taxas de consumo aumentam de uma forma absurda e claramente insuportável. Por exemplo: uma simples taxa de crescimento de 1% da população humana actual (inferior à actual taxa de crescimento) resultaria numa duplicação da população em cada 70 anos. Assim, em 2075 a Terra albergaria 13 mil milhões de humanos; em 2145, 26 mil milhões ; e assim por diante. Antes do ano 3050, haveria um ser humano por metro quadrado da superfície da Terra (incluindo as montanhas e os desertos).”

http://resistir.info/energia/5_axiomas.html

segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

Tikopia 2


Eu acho que a cultura de um povo não se pode sobrepor a vida de uma criança, porque mesmo que essa criança possa fazer com que a o seu povo desapareça para sempre não deve morrer. Sim o infanticídio pode ser aceite como uma forma de sustentabilidade para muitas pessoas, mas mesmo assim não se pode aceitar que uma criança morra para salvar a sua tribo, porque sempre é uma criança e se os adultos não morrerem porque deveria morrer uma criança que pode ser o futuro da sua tribo.

1ª Medida: Fazer uma campanha de sensibilização para que as mulheres e os homens usem meios contraceptivos, para terem menos filhos;

2ª Medida: Conhecimento do planeamento familiar para que as pessoas conheçam o que fazer e não fazer.

3ª Medida: Fazer uma operação para que as mulheres ou os homens não poderem ter filhos.

4ª Medida: Levar a criança indesejada para um orfanato fora da tribo para não gastarem os recursos da ilha.

5ª Medida: Os países mais ricos do mundo podem levar alguns alimentos por mês para que essas tribos pararem de utilizar o infanticídio para que a sua cultura fique em segurança.

Tikopia 1


Tikopia é uma mini-ilha tropical isolada do Sudoeste do Oceano Pacifico, com uma superfície de 16 Km2 e uma população de 1.200 pessoas. É habitada há cerca de três mil anos, tendo vivido os seus habitantes séculos num total isolamento.

A população da ilha manteve-se mais ou menos constante ao longo de séculos por se ter apercebido de que não tinha meios para suportar mais população, inclusive por se situar numa região devastada periodicamente por furacões que obrigam a gestão rigorosa dos recursos da ilha nessas épocas. Os habitantes utilizaram todo tipo de limitação de nascimentos, desde os coitus interruptus ao abortamento, infanticídio, casamento tardio ou permanência no celibato embora tendo relações sexuais com prevenção de gravidez. Esses métodos de controlo demográfico regrediram sob influência europeia do século XX, substituídos, actualmente, pelos métodos modernos de planeamento familiar.

segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

O que é a Sustentabilidade?

Sustentabilidade é a forma em que um individuo tenta ao máximo não prejudicar o meio ambiente.

Assim poderá contribuir para a protecção do meio ambiente e ajudar na melhoria das condições de vida, por um longo período de tempo.

Jorge e Andreia

segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

O que é a Sustentabilidade?


Sustentabilidade é um conceito real, relacionado com a continuidade dos aspectos económicos, sociais, culturais e ambientais da sociedade humana.

Sustentabilidade é a capacidade de um indivíduo e empresas, têm de manterem-se inseridos num determinado ambiente sem prejudicar violentamente o meio ambiente.


segunda-feira, 11 de janeiro de 2010

O mundo em 2029

No ano 2029 o mundo estará muito evoluído.
Haverá robôs que vão decidir o que fazer sozinhos, haverá aviões que vão voar sem serem comandados.
Para fazer compras não vai ser preciso ir ao supermercado, vamos fazer compras online, e as compras sairão pelo ecrã.
Haverá casacos que permitirão que nós andemos no ar.

Jorge Pimentel



Em 2029 eu penso que haverá carros que voam, o Homem chegará a Marte e outros planetas, como Mercúrio, e encontrará novas formas de sobreviver.
Que as guerras sejam menos sangrentas.
Que a escola tenha terminado e que assim não houvesse dinheiro gasto em materiais escolares.
Que houvesse robôs a passearem pela rua, a comprarem comida, e a fazerem trabalhos domésticos.
Que existisse prédios maiores dos que de hoje em dia, gigantes arranha-céus.
Que a medicina tenha avançado e que houvesse cura para doenças como o cancro, sida, etc.
Toda a gente terá um computador e saberá mexer nele.
Haverá máquinas para todo, para fazer comer, nos levar a escola, limpar a casa ….